
Cristina MONTALVÃO SARMENTO
(Coordination scientifique)
Patrícia OLIVEIRA
(Coordination exécutive et pédagogique)
Résumé du cours
O conhecimento do contemporâneo é por um lado, baseado numa complexa rede de manifestações políticas, históricas, sociais e culturais que importa compreender; por outro lado, problematizar e compreender as Relações Internacionais na atualidade implica dispor de ferramentas teórico-práticas para integrar a multiplicidade de questões, das matérias que ocupam um lugar central na agenda política internacional.
As relações internacionais e os estudos de segurança enriqueceram o seu campo analítico com a inclusão dos domínios cultural, económico, social e ambiental, além da tradicional abordagem que atribuía aos Estados e aos domínios político e militar a competência de garantir a segurança. Hoje, as sociedades contemporâneas compõem-se de uma diversidade de atores, públicos e privados, que confluem para uma transversalidade das ameaças à segurança e à sua estabilidade.
Este programa pretende fornecer competências científicas, através da compreensão integrada e crítica, da relação entre os vários eixos necessários à compreensão das relações internacionais e das ameaças que surgem como desafios securitários no século XXI. Permite, ainda, compreender Portugal enquanto unidade territorial de poder, no contexto do continente Europeu e da plataforma Atlântica na relação entre política e cultura, no seu cruzamento e expressão lusófona na atual mundialização.
Conférencières Invités OP
Plan général du cours
Séance n° 1 / 26 Jan.: O Pensamento Político Ocidental e a Segurança nas Relações Internacionais
Séance n° 2 / 2 Fev.: Portugal nas Relações Internacionais
Séance n° 3 / 9 Fev.: Soberania, Segurança e Instituições Políticas
Séance n° 4 / 16 Fev.: A Teorização dos Estudos de Segurança
Séance n° 5 / 2 Mar.: Desafios da Segurança no século XXI
Séance n° 6 / 9 Mar.: Cooperação Internacional, Sustentabilidade e Cultura
Séance n° 7 e 8 / 16 Mar.: Redes Sociais e Intervenção Política
Séance n° 9 / 30 Mar.: Blocos Regionais e Interações Globais
Séance n° 10 / 13 Avril: Portugal e a União Europeia como atores mundiais
Séance n° 11 e 12 / 20 Avril: Liberdade e Segurança um debate da actualidade, Bilan