Select Page

Consultoria estratégica

As transformações económicas, políticas e sociais incidem inevitavelmente nos mercados nacionais e internacionais onde as relações entre entidades, empresas ou instituições são o palco onde surgem soluções e acordos. Estes relacionamentos necessitam obrigatoriamente de ter por base a confiança e o reconhecimento mútuo das capacidades que formam aqueles com quem se pretende desenvolver laços e projetos.

A integridade das instituições assim como dos seus membros é um dos principais mecanismos que levam ao sucesso sendo que, o conhecimento antecipado daqueles com quem se desenvolvem relações é considerado o primeiro passo.

O Observatório Político apresenta uma oferta de serviços de consultoria inédita em Portugal.

Os nossos serviços de consultoria destacam-se pela sua componente de análise de risco político assim como de elaboração de relatórios de integridade a indivíduos ou instituições. Com especialistas nas áreas da política e segurança internacionais, propomo-nos a responder a esta necessidade, especializando-se em due diligence rigorosa e atempada de registo público. Com foco em informações disponíveis publicamente e no acesso a fontes primárias, a equipa de especialistas do Observatório Político compromete-se a, nos idiomas requeridos, obter registos locais no respeitante a pessoas físicas e jurídicas e compreender as nuances políticas, económicas e linguísticas específicas de cada país.

Pretendemos, assim, responder à procura crescente deste tipo de requisitos com um trabalho inovador, transparente e exigente, preocupando-nos com a total imparcialidade e profissionalismo nos resultados obtidos.

Análise de Risco Político

Esta preocupação afeta investidores, empresas, mas também, entidades governamentais. O risco político refere-se a possíveis complicações que as empresas e organizações públicas podem enfrentar resultante de decisões ou alterações políticas. Assim, será o risco de uma perda estratégica, financeira ou pessoal para determinada organização (pública ou privada) devido a fatores de políticas macroeconómicas e sociais (políticas fiscais, monetárias, comerciais, de investimento, industriais, de trabalho, de desenvolvimento), ou eventos relacionados com a instabilidade política (terrorismo, revoltas, golpes de Estado, guerras civis, etc.).

Existem dois grandes níveis de risco político: risco político ao nível macro e risco político ao nível micro. Os de nível macro inferem impactos semelhantes a todos os atores estrangeiros num determinado local. Há que ressalvar ainda que, apesar de poder estar no seu escopo, não devemos confundir risco político macro com risco-país já que o primeiro pode olhar para um território mais alargado ou mais focado que um determinado Estado, como por exemplo uma região ou determinada localidade. Os riscos de nível micro dirigem-se aos setores ou projetos específicos de cada empresa ou organização. O risco político engloba, desta forma, objetivos diversificados que permitem uma análise orientada para o detalhe e precisão por forma a orientar tomadas de decisão muitas vezes determinantes para o futuro das organizações

Due Dilligence Anti-Corrupção

Atos de corrupção organizados por empresas ou indivíduos é um risco que pode levar ao fracasso de acordos e projetos e por isso, é necessário impedir que agentes fraudulentos enredem nos assuntos das organizações.

Um procedimento cauteloso através de uma análise de risco ou de due diligence destaca-se por serem métodos rigorosos e eficazes na garantia de integridade e transparência assim como protege contra possíveis alegações de atos ilícitos contra as empresas a fim de denegrir a sua imagem.

Due Diligence de Integridade

Prende-se com a verificação de alvos de aquisição, empregados, agentes, distribuidores, parceiros de empreendimento conjunto, investidores, fornecedores e clientes. São recolhidos todo o tipo de dados que evidenciam a integridade e comprovem as boas intenções que qualquer entidade que pretenda dar conhecimento da sua política.

Due Diligence Individual (background-check)

A investigação de indivíduos prende-se, normalmente com requerimentos regulatórios (para diretores de empresas quando iniciam uma Oferta Pública de Aquisição, verificar ligações políticas), com rastreamento de ativos (para suportar casos litigiosos), rastreio de indivíduos ligados a uma empresa onde pretende investir, ou que estão na posição de parceiros. Nesse processo de investigação propomos investigar:

  • Redes de poder (ligações políticas e a empresas);
  • Percursos profissionais;
  • Informação relacionada com ativos;
  • Órgãos reguladores;
  • Verificar registos de falência;
  • Verificar registos de processos litigiosos;
  • Investigação nos media (para informação geral e/ou adversa);
  • Registo em watch lists.
Due Diligence para Organizações Não-Governamentais

É dever e responsabilidade das Organizações Não-Governamentais de efetuar os controlos necessários (due diligence) a parceiros e patrocinadores. Investigações recentes mostram que este tipo de organizações, particularmente instituições de caridade e fundações, são muitas vezes utilizadas para lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo. Nesse processo de investigação propomos: identificar a fonte dos fundos; investigar ligações a listas de terroristas locais e internacionais; investigar ligações a listas de pessoas politicamente expostas locais e internacionais; investigar o risco de corrupção e suborno em determinada jurisdição.

Due Diligence sobre Clientes

Prende-se com a investigação da identificação, beneficiários e das atividades de possívieis clientes, bem como de questões litigiosas, exposição política, ligações a watch lists e outras.

ÂMBITO

Na presente conjuntura nacional e internacional, torna-se vital adotar uma nova perspetiva face à transparência das atividades económicas.

Assegurar mecanismos de due dilligence e proceder à análise de risco político é de extrema importância para a sobrevivência de qualquer organização. Prendem-se aqui questões de reputação, integridade e legalidade. Para além disso, a crescente produção de legislação que obriga à feitura destes procedimentos, impõe a prossecução de boas práticas.

Utilizando métodos de pesquisa próprios, a nossa equipa de investigadores conduz em todos os tipos de investigação uma análise extensiva de modo a:

  • Identificar e confirmar informação pública ou adquirida;
  • Delinear potenciais riscos.

PARA QUEM

Vivemos num mundo em que a informação é objeto de grande valor. Ciente da complexidade de interações no mundo globalizado, a equipa de especialistas do Observatório Político tem a capacidade para atuar nas várias indústrias e setores. Com um olhar inovador, elaboramos uma análise completa e detalhada aos nossos clientes.

• Tem a certeza de quem são os seus parceiros?
• Sabe verdadeiramente o que fazem as organizações com que pretende trabalhar?
• Conhece os riscos de investir em determinado país ou região?

O Observatório Político ajuda-o a fazer as escolhas acertadas com a informação fiável que necessita.