BREVEMENTE
Esta categoria de publicações digitais e-Books terá início em 2025, tendo como principal objetivo a publicação de livros eletrónicos, que resultam de estudos desenvolvidos quer por investigadores integrados, quer por investigadores que colaboram enquanto membros associados do Observatório Político. Os e-Books são integrados na rede de publicações do Observatório Político e dispõem de DOI (digital object identifier), que representa um sistema de identificação numérico para conteúdo digital.
Desde 1998, os livros começaram a entrar neste sistema de identificação. Com a evolução tecnológica, os documentos digitais não ficam fora do princípio de catalogação. Hoje, a maioria dos documentos produzidos são disponibilizados em plataformas digitais, expressando a preocupação em colocar online os materiais físicos, ou criá-los, unicamente, no formato virtual. Para isso, foi criado este Identificador de Objeto Digital que é um registro para qualquer tipo de arquivo digital, que quando catalogado passa a ter um link permanente do documento digital publicado. Este número de identificação da obra é composto por duas sequências: (1) um prefixo (ou raiz) que identifica o publicador do documento; (2) um sufixo determinado pelo responsável pela publicação do documento. Por exemplo: 11.1111.1 / ISBN (ou ISSN) O prefixo/raiz DOI é nomeado pela IDF (International DOI Foundation), que garante que cada raiz é única.
Os textos propostos para publicação em e-Books, serão avaliados por membros do Conselho Editorial de modo a garantir os padrões de qualidade e relevância científica dos trabalhos produzidos no Observatório Político.
A preferência editorial será dada a dissertações de mestrado, teses de doutoramento e resultados de projetos de investigação.